Um futuro próspero. Nós próximos 30 anos, a parcela dos 4.225 brasileiros mais ricos que morrer vai passar para seus filhos mais de meio trilhão de dólares.

O número exato é US$ 560 bilhões, diz um estudo recente da consultoria Wealth X. Isso é cerca de 68% do patrimônio atual dos brasileiros ultra-ricos (aqueles que tem US$ 30 milhões líquidos ou mais).

E o número é ainda mais relevante considerando que os outros países da lista têm impostos sobre herança na casa dos 40%. Por aqui, a alíquota máxima é de 8%, praticada apenas em três estados (Bahia, Ceará e Santa Catarina).

Na média, o imposto brasileiro sobre herança é um dos baixos do mundo, segundo a consultoria EY. O debate sobre o aumento desta alíquota acontece em âmbito estadual e federal no contexto do ajuste fiscal (veja um vídeo).

Por outro lado, há países desenvolvidos que não têm imposto sobre herança (como Noruega e Austrália) mas que taxam fortemente renda e patrimônio durante a vida.  

Veja quais são os 5 países do mundo onde os ultra-ricos mais devem passar patrimônio nas próximas 3 décadas - com valor total e proporção da riqueza atual, assim como o número absoluto de ultra-ricos e o imposto máximo sobre herança vigente no país:

Por João Pedro Caleiro.


Você pode também proteger quem você ama através da redação de um testamento. Confira quais as opções que o Meu Testamento oferece a você na confecção de seu documento de modo simples, rápido e 100% seguro aqui.